O Bem-te-vi, com o encanto de suas cores é um pássaro comum em todo o território brasileiro. Seu nome deriva do som de seu canto inconfundível e que muitos descrevem como uma saudação alegre ao amanhecer ou entardecer. Conhecida por ser uma ave resiliente e adaptável o Bem-te-vi simboliza a conexão com a natureza e a beleza das pequenas coisas da vida!
Muito mais do que uma figura frequente no cenário natural ele também remete à simplicidade e à pureza. Sua presença constante nas paisagens rurais e ainda urbanas, nos lembra que, mesmo em meio a correria da vida moderna, há beleza naquilo que é simples e genuíno. E essa filosofia reflete diretamente ao bordado manual e por isso, ele foi o pássaro escolhido para inaugurar a categoria ARTES de nosso blog, dando início a um projeto lindo que vem sendo sonhado e planejado já algum tempo!
O ato de bordar um pássaro tão simples e ao mesmo tempo tão vibrante é uma celebração à vida tranquila e serena e um lembrete da importância de se valorizar o natural e autêntico.
Processo de criação: Do desenho ao quadro
Na vida real, o pássaro Bem-te-vi é considerado uma ave de médio porte, medindo entre 22 e 25 cm de comprimento e pesando aproximadamente 60 gramas de pura alegria e cantarolar!
Para desenvolver a nossa versão do Bem-te-vi bordada, o processo se iniciou com o desenho e escolha do tamanho. A intenção foi de criar um quadro que se encaixe em qualquer mini lugar. Para isso, optamos pelo tamanho do pássaro de até 10 cm total e moldura de 14,5 a 15 cm, também produzida por nós, em madeira nobre e estilo flutuante para trazer a proximidade do contato entre a pessoa e arte.
Utilizando uma paleta de cores que remete ao pássaro, com tons de amarelo, marrom, preto e branco, a figura ganha vida em cada entrelaçar de fios. No bordado feito a mão, em tecido de algodão cru, utiliza se a técnica do ponto matiz, ponto cheio, ponto reto e ponto atrás.
Do posicionamento correto das cores até o ajuste da tensão do fio, o bordado ganhou forma pouco a pouco em ritmo que respeitou a arte tradicional e as nuances da criação.
A importância do bordado manual na contemporaneidade
Assim como o canto do Bem-te-vi é uma pausa no ruído da cidade o bordado manual oferece uma pausa na aceleração do dia a dia da vida. Um espaço para se apreciar o que é feito com carinho e cuidado.
Cada quadro bordado a mão é uma obra de arte singular, com suas imperfeições e peculiaridades, mas também com sua beleza única e incomparável. E assim como o Bem-te-vi nos lembra de observar o mundo com leveza eu te convido a encontrar a beleza na simplicidade! Em cada ponto e em cada detalhe há uma história sendo contada, há amor, paciência e propósitos!
Para decorar, para presentear, para sentir, para conhecer, para paralisar, para refletir. Para celebrar a beleza do simples e verdadeiro em meio ao caos do mundo atual.