Fonte inesgotável de inspiração, assim, sempre são os jardins! E o que dizer dos Jardins de Burle Marx?
Roberto Burle Marx, esse artista completo que produziu centenas de pinturas, esculturas, desenhos, cerâmicas e mais de 3.000 jardins em 20 países! Deixou sua marca tão única em várias cidades do Brasil e tão intensa, principalmente aqui na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
Nosso quadro, NOSSO JARDIM, inteiro bordado à mão em sua perfeita harmonia entre cada ponto, traz essa homenagem ao artista conhecido por sua exuberância e sensibilidade. Traz o jardim da era modernista através do bordado e busca captar a essência marcante dos traços orgânicos e geométricos que caracterizam o estilo de Burle Marx.
Processo de criação: Do desenho ao quadro
Para desenvolver o NOSSO JARDIM, foi necessário compreender primeiramente a estrutura real de formação dos projetos paisagísticos de Roberto Burle Marx. Onde percebi que o artista misturava espécies e formas, fazendo nascer algo novo e especial. Isso, levou a escolha da variação dos pontos de bordado que utilizamos. O cuidado da diferenciação desses espaços, para verdadeiramente lembrar o jardim do autor.
Utilizando uma paleta de cores verdes vibrantes, cada fio foi cuidadosamente selecionado para representar a rica diversidade da flora dos icônicos jardins do artista, mais especificamente, inspirado no jardim do Ministério da Educação e Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Palácio Capanema, um patrimônio histórico e de reconhecimento internacional. Um dos primeiros projetos de Roberto Burle Marx, no final dos anos 30 que contou com a participação de grandes nomes como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
A composição meticulosamente planejada, reflete o equilíbrio entre a natureza e a arte, com formas fluídas que se entrelaçam harmoniosamente, evocando a beleza natural e a visão paisagística transformada em bordado.
Escolher a moldura em madeira nobre, almeja uma maior aproximação com a natureza e seu estilo flutuante exposto e sem vidro, propositalmente, busca o encontro com o outro, através da experiência visual e tátil que transporta o observador para o universo encantador de Burle Marx e, ao mesmo tempo, cria uma conexão com nosso estilo de viver essa arte.
A importância de valorizar o que é nosso
Muito mais do que uma peça de arte bordada a mão, este quadro é um tributo à preservação da memória de Roberto Burle Marx e de seu legado para a cultura, história e meio ambiente do Brasil.
Em tempos de aceleradas mudanças e transformações urbanas, é essencial a manutenção da conservação e celebração, da herança deixada por ele, cuja visão integrava arte, arquitetura e ecologia, de forma única e esplêndida.
Através dessa obra, mantemos viva a conexão com os jardins e paisagens que Burle Marx criou, nos lembrando da importância de proteger e valorizar o patrimônio natural que ele nos deixou.
A peça foi criada ao longo de mais de 30 dias de dedicação intensa, há quatro mãos, onde cada ponto foi pensado para honrar a grandiosidade do trabalho de Roberto Burle Marx.
Ao olhar para a arte, o pensamento diz “Como eu poderia deixar de me identificar com suas obras? Como eu poderia não me inspirar em você, Burle Marx?! Como eu queria ter te conhecido”… Um quadro verdadeiramente, especial.